O local da implantação do teatro municipal da cidade de Amparo/SP, está situado no bairro Santa Helena, em cotas mais elevadas (nível 700) com relação ao eixo urbanizado ao longo do Rio Jaguari (nível 670), permitindo ampla visão da cidade.

 

O teatro está implantado numa faixa estreita de terreno (aproximadamente 50m), 1,50 m acima do nível da rua, tendo ao fundo morros com declividades acentuadas que caracterizam a paisagem regional.

Nessa área acima do teatro deverá ser implantado um Parque Municipal através do reflorestamento do terreno com espécies da mata nativa recompondo a paisagem original.

 

O partido adotado tem como objetivo criar um novo espaço público no entorno do teatro, relacionando as áreas livres laterais através do saguão de acesso e da faixa livre frontal, conformando uma praça integrada e única, possibilitando a ocorrência de eventos e proporcionando a sua livre utilização.

 

Nesse nível, o acesso ocorre através do Saguão de Acesso, Eventos e Exposições, direcionando o público até as prumadas de circulação vertical situadas nas laterais.

 

No primeiro pavimento acontece o acesso do público, no nível intermediário da plateia, e o acesso ao café no mezanino da Saguão.

 

No segundo pavimento, pelas de galerias laterais, pode-se chegar o fundo da plateia e acessar as Cabines Técnicas (iluminação cênica, áudio -vídeo, gravação e tradução simultânea).

 

Tanto no Café, no primeiro pavimento, quanto na Praça sobrelevada com relação à rua de acesso, é possível a ampla visualização da cidade situada nas cotas mais baixas.

 

A caixa de palco, com largura de 22m e altura de 15m, pavimento inferior para depósito e cenários, quatro camarins laterais, urdimento, fosso de orquestra/ proscênio e elevador, associada com as cabines técnicas no fundo da plateia, possibilitam, tecnicamente, ampla gama de espetáculos.

 

O palco está pensado com possibilidade de abertura também a área posterior onde se configura um anfiteatro para 650 lugarese construído sobre as encostas do terreno, integrado ao Parque Municipal proposto nessa direção.

A plateia tem capacidade para 663 lugares.