A indústria química Novotex Sul Americana está localizada no município de Araras, a 180 km da capital no interior do estado de São Paulo, situada junto à rodovia anhanguera em distrito industrial. O conjunto arquitetônico é composto por três blocos funcionais: produção e depósito de produtos, administração e laboratório e portaria geral. A implantação é definida por uma via central de acesso na cota mais alta do terreno, finalizada numa praça linear que integra todos os edifícios.

 

O edifício da produção e depósito tem tipologia industrial: um galpão resolvido em sete módulos estruturais de 27,0 x 9,0 metros; pilares em concreto, cobertura com treliças metálicas, telhas termo-acústicas e fechamentos em blocos de concreto aparentes. A solução para a iluminação e ventilação naturais utiliza lanternim translúcido ventilado na cobertura e aberturas inferiores nos fechamentos laterais.

 

O edifício da administração e laboratório é composto por dois pavimentos, sendo que no superior um vazio central integra os espaços internos. Acesso e recepção ocorrem no nível intermediário. As fachadas envidraçadas têm insolação controlada por brises horizontais fixos.

 

O plano diretor prevê a ampliação do edifício da produção e a construção de um novo edifício especificamente para os laboratórios.

 

equipe arquitetura:

Eduardo Colonelli e Silvio Oksman (autores); Fabiana Cyon, Priscila Azambuja, Rodrigo Lacerda (colaboradores)

 

projetos complementares

Estrutura: Oficina de Arquitetura  e Estrutura

Instalações Hidráulicas e Elétricas: Eng° Lucelino Laranjeira

Ar Condicionado: Coldexpress

 

construção

Plaege construtora

 

Fornecedores

Brises e Forros: Hunter Douglas

Piso Elevado: Giroflex

Porcelanato: Cecrisa

 

fotos:

pedro vannucchi

rua cardeal arcoverde 1749 cj 107 | pinheiros | cep 05407-002 | são paulo sp brasil | +55 11 3257 3620 | epaulistano@epaulistano.com.br