O local da implantação do teatro municipal da cidade de Amparo/SP, está situado no bairro Santa Helena, em cotas mais elevadas (nível 700) com relação ao eixo urbanizado ao longo do Rio Jaguari (nível 670), permitindo ampla visão da cidade.

 

O teatro está implantado numa faixa estreita de terreno (aproximadamente 50m), 1,50 m acima do nível da rua, tendo ao fundo morros com declividades acentuadas que caracterizam a paisagem regional.

Nessa área acima do teatro deverá ser implantado um Parque Municipal através do reflorestamento do terreno com espécies da mata nativa recompondo a paisagem original.

 

O partido adotado tem como objetivo criar um novo espaço público no entorno do teatro, relacionando as áreas livres laterais através do saguão de acesso e da faixa livre frontal, conformando uma praça integrada e única, possibilitando a ocorrência de eventos e proporcionando a sua livre utilização.

 

Nesse nível, o acesso ocorre através do Saguão de Acesso, Eventos e Exposições, direcionando o público até as prumadas de circulação vertical situadas nas laterais.

 

No primeiro pavimento acontece o acesso do público, no nível intermediário da plateia, e o acesso ao café no mezanino da Saguão.

 

No segundo pavimento, pelas de galerias laterais, pode-se chegar o fundo da plateia e acessar as Cabines Técnicas (iluminação cênica, áudio -vídeo, gravação e tradução simultânea).

 

Tanto no Café, no primeiro pavimento, quanto na Praça sobrelevada com relação à rua de acesso, é possível a ampla visualização da cidade situada nas cotas mais baixas.

 

A caixa de palco, com largura de 22m e altura de 15m, pavimento inferior para depósito e cenários, quatro camarins laterais, urdimento, fosso de orquestra/ proscênio e elevador, associada com as cabines técnicas no fundo da plateia, possibilitam, tecnicamente, ampla gama de espetáculos.

 

O palco está pensado com possibilidade de abertura também a área posterior onde se configura um anfiteatro para 650 lugares construído sobre as encostas do terreno, integrado ao Parque Municipal proposto nessa direção.

A plateia tem capacidade para 663 lugares.

 

EQUIPE TÉCNICA

 

arquitetura

Escritório Paulistano de Arquitetura

 

arquiteto responsável

Eduardo Colonelli

 

equipe

Alexandre Gil, Fernando Botton, Marcelo Anaf, Marina Colonelli, Michelle Waisblut

 

estrutura

Modus Engenharia de Estruturas

 

acústica

Daltrini Granado

 

instalações

MBM Engenharia

 

cenotecnia

Cineplast

 

geotecnia

Nouh Engenharia

 

paisagismo

Oficina2mais

 

luminotécnica

Lux Projetos

áudio e vídeo

SVA

 

modelo eletrônico

Rafael Carvalho

 

produção cultural

Formarte

 

 

Rua São Vicente de Paulo 95 cj 124 | Santa Cecília | CEP 01229-010 | São Paulo SP Brasil | epaulistano@epaulistano.com.br